domingo, 12 de outubro de 2008

Estudos Transcendentais de Franz Liszt

Nº11 em Ré Bemol
Estudo transcendental nº 11 na escala de Ré Bemol, "Harmonies du Soir" é o 11º estudo de um aglomerado de doze estudos transcendentais compostos por Franz Liszt. Esta peça é um estudo em harmonías, acordes partídos tocados numa rápida sucessão, This etude is a study in harmonies, broken chords played in quick succession, saltos de plenas oitavas, harmonias cromáticas, variações de acordes, e de desempenho como um todo.
Esta peça é considerada uma das mais artísticas dos estudos, a par da Chasse-neige.

História:
Os Estudos Transcendentais, são uma série de doze composições escritas para piano solo, por Franz Liszt em 1851. Contudo, são baseadas numa revisão de 1837 que surge de uma série de estudos compostos em 1826.

A 1ª versão destes estudos foi publicada em 1826 com o título “Estudo em doze exercícios”, quando Liszt tinha 15 anos. Em 1837, a segunda versão destes doze estudos foi revista e publicada no ano seguinte simultaneamente em Paris, Milão e Viena. A terceira e última versão (a versão mais recente gravada) foi publicada em 1852 e dedicada ao Carl Czerny, um estudante de piano do e compositor que escreveu proliferamente os estudos.

Os estudos, particularmente na sua segunda versão formal são consideradas como as peças de execução mais difíceis, de todas as que jamaís foram compostas. Robert Schumann afirmava que no momento eram tocadas com a verdadeira dinâmica e expressão, por apenas dez ou dose músicos de todo o mundo. Liszt percebeu que na altura, a sua técnica de virtuoso era praticamente insuperável, consequentemente, os estudos na sua forma final são menos difíceis, mesmo assím, são de execução extraordinariamente difíceis ao nível formal e técnico para um simples executante de piano. A quinta peça, "Feux Follets," é uma das mais exigentes de todo o conjunto.

Os doze estudos transcendentais foram arranjados das seguinte forma:

No.1 em Dó, "Preludio"; uma peça rápida para ser tocada como se fosse uma improvisação.
No.2 em Lá menor, "Molto Vivace", ou "Fusées" (Rockets);
No.3 em Fá, "Paysage" (Paisagem);
No.4 em Ré menor, "Mazeppa";
No.5 em Si Bemol, "Feux Follets" (Will o' the wisp);
No.6 em G menor, "Vision";
No.7 em Mi Bemol, "Eroica" (Heroic);
No.8 em Dó menor, "Wilde Jagd" (Wild Hunt);
No.9 em Lá Bemol, "Ricordanza" (Remembrance);
No.10 em Fá menor, "Allegro Agitato", or "Appassionata";
No.11 em Ré Bemol, "Harmonies du Soir" (Harmonias da Noite);
No.12 em Si Bemol menor, "Chasse-Neige" ("Snow-drifting wind", or "Blizzard").

O próprio Liszt é que intitulou estas peças (a maior parte delas em francês), excepto a nº 2 e 10 que ele deixou como "Molto Vivace" e "Alegro Agitato" respectivamente. Os títulos "Fusées" e "Appassionata" foram destinados a esses trabalhos em tempos posteriores e não são de comum uso; os títulos originais, "Molto Vivace" e "Alegro Agitato", são geralmente mais usados.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: